quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DEUS QUER USAR TODO NOSSO CORPO NO TRABALHO MISSIONÁRIO


Qual o seu alvo como cristão? O que você almeja alcançar no fim de sua vida? Qual o seu projeto de vida?

O alvo da igreja deve basear-se em propósitos e alvos divinos. 


"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês".

I Cor. 6:19-20

Através deste texto podemos perceber que ao nos criar como matéria, Deus também tinha o propósito de que está matéria, este corpo glorificasse ao Seu nome.Tendo isto em vista, nós podemos ver que o cristão deve ser, na verdade, um modelo, uma réplica da pessoa de Jesus Cristo.

Em Mateus 9.35-38, Jesus apresenta algumas partes do nosso corpo que devem ser utilizados na obra missionária.

I - O CRISTÃO MISSIONÁRIO TEM VISÃO (OLHOS) MISSIONÁRIA - Mt 9.36a
Uma das marcas do curto ministério de Jesus aqui na terra é que todo instante Ele estava cercado pelas multidões. Eram grupos de pessoas muito grandes, o que para aquela época era algo um tanto quanto difícil de conseguir reunir, nem os maiores e melhores líderes religiosos judaicos conseguiram reunir tamanha multidão em tão pouco tempo. Porém diante de toda aquela necessidade de Jesus estar ensinando, pregando e curando pessoas Ele parou e viu as multidões. Ele reconheceu que eram pessoas dignas de Sua atenção. Pessoas dignas e merecedoras do Seu ensino, pregação e cura.
Ele enxergava a necessidade das pessoas ao seu redor – nós muitas vezes a ignoramos.

Jesus tinha Seus olhos voltados para missões, que nada mais é testemunhar de Deus a todos os povos.
Mas se possuímos uma cegueira missionária nós nunca estaremos aptos a cumprirmos o "Ide!" de Jesus. Nunca seremos um missionário por excelência.
William Carey viu os habitantes da Índia e entendeu que Deus estava o chamando para ser missionário naquele país, mais que depressa ele largou sua profissão de sapateiro e foi ser um dos maiores missionários que já pode existir não só naquele país, mas em todo o mundo.
Ter visão missionária é entender que você por ser cristão já é um missionário e que assim sendo deve exercer este ministério e chamado; encarar o nosso trabalho, escola, bairro, etc., como sendo um campo missionário.

Além de visão missionária:
II - O CRISTÃO MISSIONÁRIO TEM CORAÇÃO MISSIONÁRIO - Mt. 9. 36b
Após Jesus ter visto toda aquela multidão o Seu coração encheu-se de compaixão, ou seja, o Seu coração ficou totalmente tomado de piedade e misericórdia por aquele povo aflito e exausto.
A idéia de "aflitas e exaustas" é literalmente esfolados e sem o couro. É como um machucado recém acontecido, não possui a casquinha. Estavam totalmente indefesas e expostas a todo e qualquer tipo de problema e perigo.
Estavam como bêbados ou pessoas gravemente feridas, que não se agüentavam por si própria, estavam prestes a "entregarem os pontos". Estavam cansados de serem extorquidos espiritualmente.
O povo estava sendo molestado, importunado por aqueles (escribas e fariseus) que deveriam ter sido seus ensinadores. Era um povo que não tinha líder e muito menos um rumo a seguir. É como acontece muitas vezes conosco, não temos um alvo de vida.
Diante de toda esta situação Jesus Se apresenta como sendo o Pastor (Jo 10.14) destas pessoas aflitas e abatidas. Jesus tinha um coração missionário. Ele não só via missões como também sentia missões em Seu coração.
Ter um coração missionário é não apenas rotular (enfileirar) os incrédulos com sendo pessoas que vão para o inferno; é compadecer-se dos povos oprimidos e escravos dos próprios pecados.

Além de ter visão e coração missionário:
III - O CRISTÃO MISSIONÁRIO TEM UMA BOCA MISSIONÁRIA - Mt. 9.35
Este versículo nos apresenta o conteúdo básico de todo o ministério de Jesus, que era: ensino, pregação e cura. Por meio deste ensino e pregação é que Jesus apresentava as boas novas do evangelho do reino de Deus a esta multidão.
O povo judeu viva desesperadamente na expectativa da chegada do Messias, pois este instauraria o Seu reino e, portanto daria glória aos judeus. Esta era a visão que os judeus tinham a respeito do reino de Deus.
Jesus estava anunciando este reino. Missões é pregar sobre o reino eterno do nosso Senhor Jesus Cristo.
É para ensinar, pregar e curar que Jesus envia Seus discípulos para percorrerem a Palestina a fim de alcançar os judeus, como nos relata o capítulo 10 de Mateus.
É por meio do evangelismo que nós devemos fazer missões, com o propósito de tornar a salvação de Cristo conhecida entre todos os povos.
Ter uma boca missionária é evangelizar pessoas em qualquer lugar; testemunhar de Cristo através de palavras de amor, esperança, consolo, aconselhamento. É também evangelizar através da música e do louvor. (Ex. Paulo e Silas na prisão)

Além de olhos, coração e boca missionária...
IV - O CRISTÃO MISSIONÁRIO TEM JOELHOS MISSIONÁRIOS - Mt. 9.37,38
A atitude, o envolvimento básico e mínimo que o cristão deve ter com missões diz respeito à sua oração em favor desta obra de Deus. "Poucos podem ir ao campo missionário. Muitos podem contribuir com a obra missionária, mas todos devem orar pela obra missionária."
Diante de toda esta situação de calamidade espiritual a que os discípulos estavam presenciando, Jesus disse a eles: "Orem e peçam para que Deus mande mais obreiros”.
A atitude que Jesus estava cobrando de Seus discípulos não era uma atitude pacífica, mas sim uma atitude de ação, era para eles não apenas orarem, mas também para "se mexerem".
A narrativa bíblica indica que por meio desta petição de Jesus aos Seus discípulos Ele estava querendo produzir no coração dos discípulos de que eles também eram a resposta desta oração. Eles também eram os obreiros que Deus enviaria à Sua seara.
Constantemente oramos para que Deus envie mais obreiros à Sua seara, mas quantos estão dispostos a ser a resposta da própria oração. Foi exatamente isso que aconteceu com Neemias.
Diz a História da Igreja de que o apelido do Apóstolo Tiago era "joelhos de camelo" devido a sua freqüência na oração e assim seus joelhos se inchavam.
Ter joelhos missionários é orar em favor de povos e obreiros; orar em favor de nós mesmos como missionários onde estivermos.

V- O CRISTÃO MISSIONÁRIO TEM TAMBÉM PÉS MISSIONÁRIOS – Is. 52:7
Is. 52:7 – Mensageiros correm da cena de batalha, levando a mensagem de que Deus concedeu a vitória – prefigura os evangelistas que anunciam o Evangelho de Jesus.
Boas- novas – sinônimo de “paz”.
Rom. 10:15 – Dá a idéia da “ida”, do “caminhar para o campo” daquele que recebe o chamado missionário.
Ef.6:15 - A imagem aqui é a das fortes sandálias do soldado romano, que lhe davam estabilidade e proteção na batalha.  Ironicamente, a paz que vem do evangelho também torna a pessoa preparada para a guerra contra o mal.
Ter pés missionários é Ter a coragem de se levantar do “sofá”, sair da comodidade do lar e visitar alguém que necessita, é sair para a distribuição de folhetos, para o evangelismo de rua – é caminhar, literalmente.

VI – O CRISTÃO MISSIONÁRIO TEM AINDA MÃOS MISSIONÁRIAS
O sábio diz em Eclesiastes 9:10 Tudo quanto te vier à mão, faze-o, conforme as tuas forças,...”
O apóstolo Paulo em Efésios 4.28 ensina: “...fazendo com as próprias mãos... para ajudar o necessitado”.
Através de um ato de bondade, de auxílio a alguém necessitado podemos abrir as portas para a comunicação da mensagem do Evangelho.
Muitas vezes dizemos: “Senhor eu quero te glorificar”, mas não aproveitamos as oportunidades práticas.

A Bíblia diz em Efésios 5:1: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados...”
O nosso Deus foi e é o maior exemplo de missionário. Em Jo. 1:14 a Bíblia diz que o próprio Deus tomou a forma humana, se materializou, para nos trazer as boas notícias da salvação. E estando aqui entre nós ele dedicou, entregou seu corpo para ser moído por nós.
Antes de voltar ao céu Jesus disse aos discípulos que assim como, o Pai o havia enviado, Ele os enviaria. E assim, nós fomos comissionados a dedicar também o nosso corpo para a glória de Deus, o nosso Salvador.







Nenhum comentário:

Postar um comentário